Na constante busca por uma IDE satisfatória para develvolver aplicações com qualidade e agilidade, sem ter que se preocucar com detalhes que ocupa acupam todo o seu tempo de desenvolvimento, a resposta é Eclipse. Sem dúvida uma das melhores IDE(s) open source existentes, oferecendo uma gama de plugins e recursos para o desenvolvedor, seja ele web ou desktop.

Em meio a estes plugins, um disponível para o desenvolvedor Python que oferece suporte a highlight sintaxe, documentação de pacotes modulos e objetos do Python é o “Pydev” ( você  pode encontrado maiores informações neste  link: http://pydev.org/).

O plugin Pydev possibilita ao desenvolvedor, criar projetos Python, projetos para web usando Django, projetos utilizando Google App Engine com toda a facilidade de utilização do Eclipse. Vejamos agora passo a passo como efetuar a instalação do plugin no eclipse e aproveitar todo o potencial da IDE, para o seu desenvolvimento em aplicações utilizando esta linguagem tão poderosa com recursos que agilizam a vida do desenvolvedor, a linguagem Python.

Eclipse

Primeiramente, será necessário efetuar o download da IDE Eclipse e descompacta-la para um local de sua escolha. O link abaixo indica o site do Eclipse que oferece opções de download sempre para as duas arquitetura de comum utilização, a 32 bits (i386) e 64 Bits (amd64).

http://www.eclipse.org/

Faça o Download  da versão Eclipse Classic. A versão utilizada nesta postagem é a IDE 3.7.1 não oferecendo qualquer problema com o atual plugin Pydev.

Para facilitar o tutorial, logo abaixo você encontra também os links para download das duas arquiteturas.

Linux 32 bits – eclipse-SDK-3.7.1-linux-gtk.tar.gz
Linux 64 bits – eclipse-SDK-3.7.1-linux-gtk-x86_64.tar.gz

Após efetuado o download descompacte o arquivo para um local de sua escolha.

Se estiver utilizando o sistema Linux, você pode descompacta-lo pelo terminal, veja este Link para mais detalhes( Compactação e Descompactação de Arquivos ), ou diretamente no seu gerenciador de arquivo Nautilus, Dolphin ou outro de sua escolha.

Instalando Pydev

Dentro do diretório descompactado, execute a ide clicando no ícone eclipse indicado na figura abaixo:

Ao clicar no ícone indicado você verá uma tela de squash de abertura da aplicação, como a figura abaixo:

É necessário também a seleção de espaço de trabalho para armazenamento dos futuros projetos.

Abaixo, para melhor entendimento do leitor foi elaborado um video passo-a-passo de como configurar o Eclipse com o plugin PyDev, para desenvolvimento na linguagem Python.

[youtube_sc url=http://www.youtube.com/watch?v=MBr5ubxT3_U width=630 height=379 rel=0 fs=1]