Página Inicial Linux Instalando o Debian pela Rede via USB

Instalando o Debian pela Rede via USB

Em determinadas circunstâncias, existe a necessidade de se efetuar uma instalação do sistema operacional Linux em máquinas onde a disponibilidade do leitor de CD/DVD é nula, seja por questões de inexistência do hardware ou por uma simples falha do mesmo. Geralmente a ação tomada por administradores de sistema é, efetuar o downloads de uma imagem ISO diretamente do site da sua distribuição preferida e grava-la em um CD/DVD conforme sua escolha.

Porem quando está opção não existe, somente resta a instalação via USB, método no qual é simples, rápido e barato, do ponto de vista que quase todos possuem no mínimo um pen drive ou um cartão de memória com espaço suficiente para gravar uma imagem ISO em geral de mais ou menos 700MB.

O sistema operacional Linux utilizado nesta postagem foi o Debian, sistema no qual possui várias opções de instalação, incluindo ISO, instalação pela rede possibilitando a instalação com o netinst, cujo qual utilizaremos como exemplo.

Está postagem, opta por efetuar uma instalação utilizando a ISO netinst por ser uma forma mais rápida de executar o download, pois esta ISO tem em média 191MB(Mega Bytes) . Mas se você desejar efetuar uma instalação através das ISO(s) mais completas como CD/DVD install utilizando este mesmo método, fique avontade.

Devo ainda colocar que apesar de a ISO ser pequena com 191MB, a instalação irá de qualquer forma efetuar o download dos pacotes necessário durante a instalação pela rede.

Arquiteturas de Suporte

O sistema operativo Debian oferece suporte a diversas arquiteturas de hardware, porem vamos nos concentrar somente nas arquiteturas i386 e amd64 por serem comuns em desktops de usuários do mundo todo.

Download dos Arquivos

É necessário efetuar o download dos dois arquivos especificados abaixo, a imagem do boot (boot.img.gz) e a iso que efetuará a instalação pela rede debian-x.x.x-i386-netinst.iso.

Quero ainda deixar bem claro, que no momento que está postagem foi montada, a versão corrente disponível da iso netinst era “6.0.4”. Mas você pode optar por uma versão mais recente ou mais antiga de acordo com sua necessidade.

wget http://http.us.debian.org/debian/dists/stable/main/installer-i386/current/images/hd-media/boot.img.gz
wget http://cdimage.debian.org/debian-cd/current/i386/iso-cd/debian-6.0.4-i386-netinst.iso

Dispositivo USB

Para identificar o dispositivo USB podemos utilizar o comando dmesg.

1
dmesg

A imagem acima pode parecer um pouco confusa, mas este comando lista informações sobre os dispositivos de hardware encontrados em seu PC. Reparem que a imagem mostra um pen drive de 4GB em sdb.

Também pode se observar se este dispositivo USB está montado no sistema com o comando df.

1
df -h

Na Imagem acima temos a confirmação do comando dmesg de uma partição montada em /dev/sdb1.

Preparando dispositivo USB

1
2
3
umount /dev/sdb1

cfdisk /dev/sdb

O Comando cfdisk pode criar, excluir, alterar partições existentes no dispositivo. Ou ainda pode ser usado o gparted que favorece o uso para gerenciar partições em dispositivos pelo ambiênte gráfico.

Formatando o dispositivo USB.

Por favor, Muita atenção nesta hora.

1
mkfs.vfat -n debian /dev/sdb1

Copiando a Imagem de Boot

1
2
3
4
5
zcat boot.img.gz > /dev/sdb

mkdir -p /mnt/temp

mount /dev/sdb /mnt/temp

Copiando a Imagem ISO

1
2
3
cp debian-6.0.3-i386-netinst.iso /mnt/temp

umount /dev/sdb

Testando a Imagem de Boot

Para testar o pen drive com a distribuição Debian netinst, basta você reiniciar a máquina alterar o boot no Setup para ler o dispositivo USB primeiro.

Outra forma é utilizando o qemu ou o Virtual Box vejamos

Emulador QEMU

1
qemu -m 256 -hda /dev/sdb

Basta selecionar a opção desejada para iniciar a instalação, lembrando que no qemu estamos virtualizando a inicialização pela USB para testes. Uma instalação real deve-se inicializar o compulador com boot selecionado na BIOS para o dispositivo USB.

Como já esclarecido acima você também pode utilizar esta forma de instalação com outros tipos de ISO(s) do sistema Debian.

Categories: Linux Tags: , , , ,
  1. Thomas
    13, maio, 2012 em 11:06 | #1

    Esse procedimento mostrou como fazer a instalação do Debian i386, correto? Quais seriam as alterações necessarias para fazer a intalação, via usb, do Debian amd64?

  2. Fernando
    15, maio, 2012 em 23:44 | #2

    Olá Thomas,

    O procedimento é o mesmo para a arquitetura i386. Faça o downloads do boot,img.gz amd64 no link:
    http://http.us.debian.org/debian/dists/stable/main/installer-amd64/current/images/hd-media/boot.img.gz
    e o arquivo de instalação netint no link:
    http://cdimage.debian.org/debian-cd/current/amd64/iso-cd/debian-6.0.5-amd64-netinst.iso
    e seguir os mesmos passos.

  3. 12, julho, 2012 em 09:39 | #3

    Ótimo post vai ajudar demais no meu site Brazil

  4. 23, novembro, 2012 em 19:34 | #4

    Boa noite!

    Uma vez precisei instalar o debian pelo usb também. Baixei a imagem normal do debian (aquele iso cd1 com gnome) e queimei para o meu usb assim:

    # dd if=/home/meu-usuario/Downloads/debian…iso of=/dev/sdb bs=45M;sync

    O pró desta ação é que a imagem está completa; o contra é que ela formata o pendrive — cuidado para não perder seus dados.

    Eu não sei porque mas não funciona em qualquer distribuição também (o Slackware é uma delas) acho que o Kernel tem que ter uma opção isohybrid ou coisa assim para dar certo (pode me corrigir se eu estiver enganado)

    Abraço!

  1. Nenhum trackback ainda.

Deixe seu Comentário !