netbeans-150x150
Applets Java são programas que executam geralmente destro do navegador web browser, sobre o contexto da máquina virtual, tendo como princípio regras de seguranças a serem preservadas.

Sobre este contexto, o modo de programação respeita algumas regras para se produzir uma Applet Java sendo essas facilmente programadas sobre a IDE Netbeans.

Um ponto interessante caso você deseje implementar estas regras na “unha”, é os métodos que existem na classe base “javax.swing.JApplet” que extende ou tra classe “java.applet.Applet” que são (init, destroy, play, start, stop, resize), onde devemos implementar em nossa aplicação.

Nesta Postagem vamos demonstrar um passo a passo de como criar um Applet Java no Netbeans, essa poderosa ferramenta IDE de programação.

Após abrir a IDE , vamos criar um projeto java:

1) Aquivos -> Novo Projeto

applet-1

2) Em categories selecione Java -> em projetos selecione Aplicativos Java -> Próximo

applet-4

3) Nesta janela definimos o nome de projeto, a localização e atributos de classe principal e então basta finalizar para gerar o projeto java.

applet-6
4) Após gerado o projeto, vá ao menu lateral esquerdo na aba projeto e click com o botão direito do mouse no projeto recêm criado, vá em Novo -> Outros.
5) E categoria selecione Formulários GUI Swing -> Tipos de arquivos Selecione Formulário JApplet -> Próximo.
applet-9
6) A próxima janela definimos um nome para o arquivo e se ele fará parte do pacote criado automaticamento na geração do projeto ou fará parte do pacote default.
7) Click em finalizar para gerar o arquivo.
applet-11
8 ) Na divisão central da IDE vamos reparar que apareceu um frame de visualização de interface  para componentes do Swing do java, onde podemos efetuar uma interação com o mouse junto a Paleta de controles. Também existem dois botões ao centro, tendo como interação a exibição do código fonte (Botão Código-fonte) e o de exibição do construtor de interfaces visual (Botão Projeto).

applet-13

applet-14

applet-15
9) Vamos agregar a área container cinza no centro da tela, um componente do tipo JButton apenas para demontração e teste.
10) Na aba Paleta click em Button (javax.swing.JButton ) e arraste-o para a área acinzentada ao centro da IDE.
applet-17
11) O interessante é que existe um posicionamento inteligente para a IDE visual do Netbeans para componentes do Swing.
applet-18

applet-19

12) Vá na aba Propriedades e altere o item Text para alterar o texto de exibição do botão que agregamos ao formulário do JApplet.

applet-17

12) Aqui vamos criar uma função para o evento de click no botão adicionado.

applet-22

applet-23

applet-24

applet-25

applet-26

applet-27

applet-28

applet-29

applet-30

applet-31

applet-32

applet-33

applet-34

applet-35

applet-36

applet-37

applet-38

applet-39

applet-40

applet-41

applet-42

applet-43

applet-44

applet-45

applet-46

applet-47

applet-48

applet-49

applet-50

applet-51

applet-52

applet-53

applet-54

applet-55

Download do Projeto para testes: exemplo-1